Você sabe a diferença entre SSD Sata e Nvme?

Para começar a explicar melhor essa diferença primeiro precisamos deixar claro o que significa todas essas siglas, pois ainda existem muitas confusões sobre o assunto.

SSD Sata 2.5 polegadas

A Sigla “SSD” significa (Solid State Drives), que traduzindo seria “Unidades de estado sólido”.

O SSD é um tipo de dispositivo de armazenamento, sem partes móveis. São comumente construídos em torno de um circuito integrado semicondutor e seu modelo padrão tem o tamanho de 2,5 polegada, que é o mesmo tamanho e formato do HD de notebook.

SSD M.2 SATA

Para explicar melhor sobre o SSD M.2 você precisa entender que:

  • Interface Física: É a maneira como ligamos os componentes a placa mãe, como SATA ou PCIe
  • Interface Lógica: É a arquitetura que estamos a utilizar depois dos componentes estarem ligados ao sistema.

O SSD M.2 SATA em vez do tradicional cabo SATA ele utiliza a interface física PCIe (M.2) para conexão com a placa mãe, porém ele ainda tem a mesma velocidade de um SSD convencional ligado através de um cabo SATA.

A principal diferença entre o SSD e o HD é a velocidade de transmissão de dados, porém tanto o SSD convencional quanto o M.2 SATA não estavam sendo aproveitados em sua plena capacidade de gravação e leitura devido a limitação da interface SATA que tem uma velocidade de transmissão muito baixa, para se ter uma ideia a conexão SATA atinge a velocidade de transmissão de 133 MB/s, a SATA II 300 MB/s e SATA III 600 MB/s.

SSD M.2 NVMe

A partir dessa limitação surgiu um novo tipo de interface lógica, que é a Nvme que trabalha em conjunto com a interface física M.2, essa nova tecnologia tem velocidade de transmissão muito superior, para se ter uma ideia o SSD Nvme Corsair Force Series MP300 chega até 1.580 MB/s de leitura e 920 MB/s de gravação, alguns modelos chegam facilmente aos 3500 MB/s

De forma resumida o SSD convencional tem um tamanho de 2.5 polegadas e conexão SATA.
O SSD M.2 SATA tem seu tamanho reduzido e utiliza a interface física PCIe (M.2) porém tem as mesmas velocidades de um SSD convencional.

E por fim o SSD M.2 Nvme que é uma nova interface lógica que trabalha em conjunto com a interface física M.2 e tem velocidades muito superiores em relação ao SSD SATA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *